"Um sucesso e ano que vem o evento será maior". Assim se expressou o secretário de Estado da Ciência e Tecnologia, Antônio Cláudio de Carvalho, no encerramento da I Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Educação (Fecte). A entrega dos prêmios ocorreu no auditório Helicônia, no Complexo Meio do Mundo, no Amazontech 2012, realizado pelo Governo do Amapá, através da Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec), Secretaria de Estado da Educação (Seed), com apoio da Universidade Federal do Amapá (Unifap) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Ao todo, 31 projetos científicos concorreram ao Prêmio Jovem Inovador Sustentável, que garantiu o direito a cada vencedor bolsas de Iniciação Cientifica Júnior, no valor de R$ 100, durante 12 meses, e tablets. Para as escolas vencedoras, a coordenação da Fecte ofereceu caixas de som amplificadas e retroprojetores.
De acordo com Antônio Cláudio, em 2013 a Feira deverá ganhar uma nova estrutura e maior participação de toda a rede estadual de ensino, particular e profissional do Estado. "Foi acima do esperado, estão todos de parabéns. Foi um grande sucesso e, no ano quem vem, estaremos dispostos a utilizar esse galpão para a realização da II Fecte, e desde já conto com o empenho de todos. O governador Camilo Capiberibe deu sinal positivo e é um grande incentivador do evento ", ressaltou o titular da Setec.
Na última quarta-feira, 14, durante a abertura da Fecte, o governador Camilo Capiberibe assinou um decreto que mantém a Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Educação dentro do calendário escolar do Estado. A partir de então, a Fecte será realizada anualmente no mês de novembro. Além disso, foi lançado o Edital para cem bolsas de Iniciação Científica Júnior para estudantes dos ensinos médio e técnico profissionalizante da rede pública.
A iniciativa é uma cooperação com o CNPq. Além das bolsas, para cada plano de atividades aprovado, a parceria vai oferecer ao pesquisador orientador um auxílio à pesquisa, no valor total de R$ 600. O recurso será destinado à aquisição de materiais de consumo necessários ao desenvolvimento das atividades do bolsista.
Durante o encerramento, a coordenadora da Fecte, Adrielma Bronze, ressaltou a importância do evento para o desenvolvimento da ciência e tecnologia dentro das escolas. "Estamos muito felizes com o sucesso da Feira, agradeço o apoio de todos, porque acredito que estamos dando um grande salto para o fortalecimento da ciência, tecnologia e educação no Amapá. Com certeza vamos entrar para a história com esse primeiro evento e ano que vem vai ser bem melhor", destacou.
A professora Elisabete Rodrigues, de Laranjal do Jari, que vai representar o Amapá e o Brasil na maior feira de ciência e tecnologia do mundo, nos Estados Unidos, reforçou que o Estado, com esses incentivos, está dando um grande passo para o progresso. "Investir em ideias sustentáveis através da educação, ciência e tecnologia é um passo para o desenvolvimento. Claro, sem esquecer que o incentivo do poder público, empresas e da sociedade, é essencial, então o governo do Estado está de parabéns pela iniciativa", ponderou a pesquisadora.
A Fecte
A I Feira de Ciência, Tecnologia e Educação (Fecte) contou com a participação de 32 projetos. Durante o período de 14 a 17 de novembro, o Espaço Fecte foi palco de oficinas, palestras, mostra de trabalhos científicos e apresentação de projetos. Segundo levantamentos, cerca de 5 mil estudantes visitaram o espaço durante o Amazontech.
Fonte: Franck Figueira/Setec
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário!