O Encontro dos Gestores de Turismo da Amazônia Legal, sediado no monumento Marco zero do Equador como parte do cronograma de ações do Amazontech 2012, resultou em um pacto de integração acerca do turismo náutico entre os estados do Amapá, do Pará e do Amazonas.
O Projeto de Turismo Naútico Integrado na Amazônia apresentado durante o encontro foi referendado, e isso significa que, a partir desse acordo selado, os três estados trabalharão de forma conjunta. Assim, exercendo um papel fundamental na captação de transatlânticos para aportar nas regiões e também na fomentação do produto amazônida, inclusive na elaboração de material promocional e na montagem do roteiro interligado.
Um dos fatores que facilitaram esse acordo foi a discussão com tema central sobre os "Transportes na Amazônia Legal como instrumento de Desenvolvimento Regional", onde foram abordados demandas, gargalos e possibilidades com relação ao transporte da Amazônia, no modal aquaviário, aeroviário e rodoviário, no sentido de desenvolver, fomentar e fortalecer o turismo na região amazônica.
Segundo o titular da Secretaria de Turismo, Sandro Bello, na Amazônia, nessa temporada de transatlânticos, existe a previsão de receber trinta mil turistas do turismo náutico. "Ainda é pouco comparado aos números da região do Caribe, porém a Amazônia tem um enorme potencial turístico, sendo a terceira marca mais conhecida no mundo. Nós temos uma riqueza nas mãos que irá receber todo incremento necessário para que esse segmento cresça", afirmou.
Ainda de acordo com o secretário da Setur, no mês de outubro o transatlântico "Amadea", que estava previsto para aportar no Porto de Santana, não pôde atracar por uma questão de maior entendimento entre a empresa que operava a embarcação e os órgãos portuários.
"Apesar de não ter acontecido o desembarque como esperávamos, através desse encontro conseguimos pontuar algumas questões e chegar a um consenso. O representante da Marinha do Brasil falou da possibilidade de aporte de embarque e desembarque nas duas marés lançantes no mesmo dia. E no próximo dia 7 de dezembro já está confirmado um aporte no Porto de Santana do navio transatlântico "Princeda", com cerca de um mil turistas americanos", comemorou.
Com o pacto firmado entre os estados, o Governo do Amapá dará continuidade às inúmeras ações do plano de gestão que proporcionou a revitalização do bondinho, Museu Sacaca, Biblioteca Pública Elcy Lacerda, Monumento Marco Zero, entre outros, espaços esses que fazem sucesso com os turistas, fomentando a economia local.
Para conferir palestras, participar de oficinas, rodadas de negócios, atividades científicas e curtir atrações culturais, aproveite o último dia da 8ª edição do Amazontech 2012, que se encerra neste sábado, 17, no Complexo Meio do Mundo. zona Sul de Macapá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário!