Alunos do Centro Raimundo Nonato confeccionam vassoura de garrafa pet


Durante a Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Educação (Fecte), o estande em que estavam expostos os trabalhos dos alunos do Centro Educacional Raimundo Nonato Dias Rodrigues (CERNDR) foi destaque. Os adolescentes que são portadores de deficiência ou Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD) ensinaram a fabricar vassouras de garrafas pet.






Segundo a professora responsável pelas pelo projeto, Neida Cordovil, o objetivo é desenvolver as habilidades e aptidões dos educandos com deficiências, a partir de 14 anos, visando a integração social e inserção no mercado de trabalho. "Hoje, nós fabricamos cerca de 20 vassouras por semana, e esses produtos são comercializados no próprio centro, ao valor de R$ 6,00. É um produto feito de forma artesanal, sendo que as máquinas utilizadas no processo foram fabricadas pelos professores e alunos", disse.
A professora explica ainda que cada aluno tem uma deficiência diferente, cada um fica responsável por uma parte do processo de confecção das vassouras.

Centro Educacional Raimundo Nonato Dias Rodrigues

O centro tem a missão de oferecer atendimento educacional especializado e clínico educacional para alunos com Transtorno Global do Desenvolvimento, garantindo-lhes a permanência na escola regular, habilitando-os para o exercício da cidadania e inserção na sociedade.


Transtorno Global do Desenvolvimento
Os Transtornos Globais do Desenvolvimento são distúrbios nas interações sociais recíprocas que costumam manifestar-se nos primeiros cinco anos de vida. Caracterizam-se pelos padrões de comunicação estereotipados e repetitivos, assim como pelo estreitamento nos interesses e nas atividades.
Os TGD englobam os diferentes transtornos do espectro autista, as psicoses infantis, a Síndrome de Asperger, a Síndrome de Kanner e a Síndrome de Rett.

Com relação à interação social, crianças com TGD apresentam dificuldades em iniciar e manter uma conversa. Algumas evitam o contato visual e demonstram aversão ao toque do outro, mantendo-se isoladas. Podem estabelecer contato por meio de comportamentos não-verbais e, ao brincar, preferem ater-se a objetos no lugar de movimentos junto das demais crianças. Ações repetitivas são bastante comuns.

Um comentário:

  1. Tenho vassoura fábrica na Índia. Fazemos vassouras de garrafa pet. Quero lâminas de corte de garrafa. Mostrar como corrigir a lâmina. Teansportation é muito de altura, então eu não quero comprar máquina completa. Sugerir. ecobrooms@gmail.com

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