Robótica, sabão ecológico e embalagens recicladas atraem visitantes ao estande do Ifap

Projeto de Robótica
O estande do Instituto Federal do Amapá (Ifap) está atraindo, diariamente, centenas de visitantes, entre crianças, jovens e adultos, na Exposição de Tecnologia e Inovação do Amazontech 2012. Fabricação de sabão a partir da reciclagem de óleo e gordura, a robótica como atividade pedagógica e a fabricação de embalagens com uso de filtro de café são experiências apresentadas pelos alunos e professores do Ifap. Na noite de quinta-feira (15/11), o número de visitantes foi tão grande que foi necessário deslocar uma das atividades para fora do estande.

Os “robozinhos” da equipe de Robótica chamam a atenção do público. Programados pelos próprios alunos do Ifap, os pequenos robôs feitos de peças de encaixe realizam diversos movimentos, seguindo padrões pré-definidos. De acordo com a coordenadora da equipe, professora Érika Bezerra, objetivo é despertar o interesse dos alunos para a pesquisa científica e tecnolóigica utilizando a robótica como ferramenta pedagógica, estimulando a formação de estudantes nos cursos de engenharia e desta forma contribuir para o desenvolvimento científico, tecnológico e inovação do Estado do Amapá. A equipe é formada pelos alunos Andrew Oliveira, Everton Coelho, Helder Barbosa, João Vitor Garcia, Lucas de Araújo e Mardoqueu Oliveira, dos cursos técnicos integrados do câmpus Macapá.
Projeto Sabão ecológico

Também atrai curiosos o sabão feito com diferentes tipos de óleos e gorduras exposto por alunos do câmpus Laranjal do Jari, com a orientação do professor Salvador Taty. O projeto de sabão ecológico utiliza óleo despediçado por residências e atividades potencialmente poluidoras em Laranjal do Jari, como a gordura do gado abatido em matadouros da região. Também começou a ser utilizado óleo de castanhas refugadas (ou seja de baixa qualidade), que não tinham finalidade específica. A cooperativa mista agroextrativista de Laranjal do Jari vai fornecer matéria-prima ao projeto. A equipe de alunos é composta por Lindsay Lima, William Borges e Sidney Ramos, todos do curso técnico em Meio Ambiente Integrado e Subsequente, coordenado pelo professor Jefferson Brito.
Mini-empresa Folhas Secas

“Folhas Secas S/A” é a miniempresa formada por alunos do câmpus Macapá, com a coordenação da professora Darlene Del-Tetto, que levou ao Amazontech embalagens feitas com filtros de café, além de outros produtos decorativos. Criada através da organização Junior Achievement, a miniempresa é formada por 40 alunos que foram capacitados a entender a abertura de uma empresa, organograma, funcionamento, escolha do produto entre outras ações, sendo estabelecido um período de quatro meses de capacitação e execução. Os alunos Alessandro Bezerra, Tales Marcello, Amanda Farias, Luana Jasmin e Maria Rita Rodrigues, do curso Redes de Computadores, apresentam o projeto no estande do Ifap na Amazontech.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!