Técnicos do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa) promoveram neste sábado, 17, no Complexo Meio do Mundo - espaço do Sambódromo, duas palestras para o público do Amazontech 2012. O objetivo foi demonstrar e divulgar para a população algumas atividades que a instituição desenvolve.
A primeira palestra foi ministrada pelo pesquisador Daniel Gonçalves das Neves, do Núcleo de Hidrometeorologia e Energias Renováveis do Iepa (NHMET). Os temas foram Energias Renováveis, Meteorologia e a Sustentabilidade no Amapá.
Mais de 90 pessoas receberam esclarecimentos sobre o histórico NHMTE, projetos que deram suporte para a consolidação do Núcleo, além da divulgação do boletim atualizado do clima em todos os municípios do Amapá.
O pesquisador também destacou o projeto de desenvolvimento de um aerogerador e otimização de seu acoplamento a motobombas convencionais por meio de inversores de frequências (Aerbom), trabalhado executado pelo governo do Estado em parceria com a Universidade Federal do Amapá. O intuito é prover água de qualidade em localidades mais distantes.
As principais curiosidades dos participantes foram quanto ao clima do Amapá. Uma ilustração de imagens mostrando o processo climático foi divulgada, onde exemplificou-se que a região possui um clima tropical quente e úmido, com seis meses mais chuvosos e seis meses menos chuvosos, com significativa variedade de precipitação.
CerâmicaA segunda palestra, ministrada pelo geólogo Flávio Augusto França, do Iepa, explanou o tema Tecnologia Aplicada a Cerâmica. Foram trabalhadas a classificação da cerâmica, matéria-prima (argila e argilominerais), as etapas da preparação da matéria desde a montagem até a prensagem dos produtos e suas características.
A estudante Mariana Castro Brito, que assistiu às duas exposições, disse que ficou encantada com o trabalho realizado pelo Iepa. "Apenas tinha ouvido falar sobre o Instituto a respeito da Farmárcia do Iepa, agora sei que eles desenvolvem outras atividades importantes para a população do Amapá, como manter a defesa civil atualizada com os boletins climáticos e o trabalho de pesquisa para os museus, tudo muito interessante", afirmou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário!