O secretário de Estado da Ciência e Tecnologia, Antônio Cláudio Almeida de Carvalho, palestrou neste sábado, 17, no Complexo Meio do Mundo - espaço Sambódromo. O tema abordado foi o "Mercado do Cipó-Tititca". O evento faz parte da programação do Amazontech 2012, promovido pelo Sebrae, Embrapa, Universidade Federal do Amapá e Governo do Estado do Amapá, com apoio da CAIXA e da Sudam.
O gestor abordou temas como o grande potencial do mercado que existe no Brasil para os móveis confeccionados com o cipó-titica (Heteropsis flexuosa) e fez ainda uma explanação sobre a raiz e seus benéficos para a natureza.
"Os extrativistas têm o valor da matéria-prima e do serviço ambiental que estão prestando. Hoje eles podem vender os créditos de carbonos das áreas que foram manejadas", disse o secretário.
Ele destacou ainda que os móveis produzidos no Amapá possuem um desing antigo, que, consequentemente, acabam tendo reduzido o seu valor de mercado. "Lá no Sul, por exemplo, são confeccionados móveis para ambientes mais requintados. Precisamos mudar o nosso desing, essas peças chegam a custar até R$ 20 mil", afirmou Antônio Cláudio.
O agrônomo Sérgio Brazão, da Universidade Federal Rural da Amazônia/PA, assistiu à palestra e gostou do que foi explanado. "Acho que o cipó-titica é um produto a mais para enriquecer o ambiente de comunidades extrativistas, mantém o ambiente e a população", explicou.
O palestrante finalizou falando sobre o empenho e dos avanços nas pesquisas feitas no Amapá pelo governo do Estado e dos projetos que estão sendo planejados para serem colocados em prática em 2013.
Fonte: Fabíola Gomes/Secom
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário!