Palestra mostra Sistema Bragantino a agricultores do Amapá
Uma das palestras mais concorridas da tarde desta quinta-feira, 15, foi a do pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária do Pará (Embrapa-PA), Manoel da Silva Cravo. Ele discorreu sobre o Sistema Bragantino, voltado especialmente para o desenvolvimento da agricultura familiar.
A palestra faz parte da programação deste terceiro dia do Amazontech 2012, evento de sustentabilidade, negócios e tecnologia realizado pelo governo do Estado, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas e Empresa (Sebrae), Embrapa e Universidade Federal do Amapá (Unifap), com apoio da CAIXA e da Sudam.
O Sistema Bragantino trata do preparo do solo para o plantio, a partir da correção da fertilidade do solo, de espaçamentos diferenciados e da adaptação da prática do plantio direto sem arar ou gradear as áreas a serem cultivadas. O Sistema, que tem esse nome por ter sido desenvolvido no município de Bragança, no Pará, é apropriado tanto para a agricultura familiar quanto à empresarial.
No Amapá, a modalidade de agricultura foi adotada pelo governo do Estado, através do Programa Territorial de Agricultura Familiar (Protaf), que beneficia agricultores de diversas regiões agrícolas.
Segundo Manoel Cravo, com o Bragantino a produtividade aumenta significativamente. "É uma tecnologia desenvolvida para eliminar o sistema de derruba e queima a vegetação. Depois de testado com bons resultados, trouxemos para o Amapá e aqui esses resultados foram tão bons que já se transformaram em política de Estado, no Protaf", argumenta o pesquisador.
Manoel Cravo ainda diz que o Sistema pode ser adaptado para atender a agroindústria. O pesquisador ainda lista as vantagens do Bragantino em relação ao sistema tradicional. "A grande vantagem é o agricultor poder usar áreas já degradadas, desde que recuperada a fertilidade do solo, evita a queima da vegetação e grande aumento da produtividade", conclui. O Amazontech 2012 segue até sábado, 17.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário!