Oficina de beijus coloridos e pizzaioca



O agrônomo Joselito da Silva Mota, da Embrapa de Cruz das Almas (Bahia) vai ministrar oficina de beijus coloridos e pizzaioca no Amazontech 2012. Ele é especialista em mandioca e garante que é possível utilizar frutas e verduras associadas a beijus. A ideia dos beijus coloridos surgiu quando Joselito viu em uma feira de derivados de mandioca beijus coloridos com anilina, que serve somente para tingir o produto.

A receita consiste em transformar hortaliças e frutas em suco. A goma é a mesma do beiju  tradicional. Passa a goma pela peneira, que ficará fina e seca. Em seguida, acrescenta o suco e mistura. Depois leva ao forno, chapa em alta temperatura e em menos de 1 minuto está pronto. O beiju tradicional contém apenas carboidratos. Os enriquecidos com frutas e hortaliças concentram vitaminas e sais minerais.

Nesta receita, ao invés da água para homogeneizar a massa, são utilizados extratos de hortaliças e polpa de frutas que dão cor, aroma e sabor adicionais aos beijus. Para incrementar ainda mais, eles podem ser recheados com geléias de frutas. Já a pizzaioca é a pizza à base de mandioca e que não levo trigo. Tem como característica principal a leveza da massa de tapioca que substituí o disco da pizza tradicional de trigo. É uma alternativa para os portadores de intolerância ao glúten contido nos derivados do trigo, centeio, cevada e malte.

Além das oficinas de beijus coloridos e pizzaioca, Joselito Mota também realiza uma palestra sobre a versatilidade do uso da mandioca, na Sala Orquídea, dia 15 de novembro, das 9h às 10h. Para ter acesso basta levar 1kg de alimento não-perecível.

Serviço:


Cozinha Experimental – Oficina de beijus coloridos e pizzaioca.
Local: Sambódromo (Sala Bastão do Imperador).
Dias: 14 e 15 de novembro (quarta-feira / quinta-feira). 
Horário:  15h às 18h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!