Amazontech 2012 apresentará novas tecnologias para criação de pirarucu




Como parte da programação do Amazontech 2012, o Projeto Pirarucu apresenta novas tecnologias de criação do pescado; resultados preliminares de três anos de estudos, em unidades de observação de reprodução e engorda, visando gerar e disseminar conhecimentos sobre a cadeia produtiva do pirarucu na Amazônia.

No espaço intitulado Praça do Pirarucu, acontecerá a exposição do pescado vivo, atendimento e informações presenciais, distribuição de manuais e folder sobre reprodução e engorda de pirarucu, palestras, amostragem de dez peixes adultos que ficarão dentro de aquários e ainda, boutiques para exposição de produtos de couro, dentre outros.


Segundo o gestor do Projeto Pirarucu da Amazônia, Antônio Viana, o projeto contempla os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins e atua na área de inovação e tecnologia. “Iremos participar do Amazontech 2012 mostrando os resultados preliminares alcançados no projeto, apresentando o importante trabalho tecnológico realizado pelo Sebrae, além de um dos mais promissores produtos amazônicos, para ser convertido em negócio local, regional, nacional e internacional através do desenvolvimento da cadeia produtiva do pescado”, explica Antônio.



O projeto



O Projeto Pirarucu da Amazônia vem sendo desenvolvido desde 2007. A espécie está ameaçada de extinção, pois a carne apresenta enorme potencial de mercado, tanto no Brasil, quanto no exterior, de acordo com a pesquisa realizada pelo Sebrae em 2009.           

Durante os três anos de ações do projeto, foram concentrados estudos para se entender o processo de reprodução  e de engorda em cativeiro. Nesse sentido, além da pesquisa de mercado, foi publicado o diagnóstico da cadeia produtiva do pirarucu na Amazônia, o que resultou na elaboração de um manual de reprodução e outro de engorda do pescado. Atualmente, inicio-se o Projeto Pirarucu da Amazônia II, que objetiva complementar e validar os estudos com mais três anos de observação numa unidade reprodução e 1 de engorda implantadas em cada estado amazônico.



O Amazontech é um evento realizado pelo Sebrae, Embrapa, Governo do Estado e Unifap. Há diversos canais para ficar por dentro e acompanhar as novidades. Sejamos divulgadores!
Twitter:@Amazontech2012


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!