Embrapa Informática Agropecuária mostra tecnologias no Amazontech

A Embrapa Informática Agropecuária, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, participa da 8ª edição do Amazontech, que ocorrerá no Complexo Meio do Mundo, em Macapá (AP), de 13 a 17 de novembro.

Tecnologias, produtos e serviços desenvolvidos pela Embrapa Informática Agropecuária para fortalecer a informatização, especialmente no setor agropecuário, e disseminar o conhecimento produzido pela empresa à sociedade serão expostos aos visitantes. No estande da empresa vão ser demonstrados os sistemas Agência de Informação Embrapa, Agritempo, Alice, Diagnose Virtual, Infoteca-e, Invernada, Planeja, Sabiia, Sisla e o estudo TerraClass.

Agência de Informação Embrapa
A Agência de Informação Embrapa possibilita o acesso gratuito ao conhecimento técnico-científico gerado pela Embrapa e outras instituições públicas e privadas, incluindo artigos, livros, arquivos audiovisuais, planilhas eletrônicas etc. Estão disponíveis informações e resultados de pesquisa relacionados a produtos como cana-de-açúcar, trigo, feijão, banana, manga, agronegócio do leite e temas focados em agricultura e meio ambiente, reprodução animal, entre outros.

Agritempo
O Agritempo é um sistema de monitoramento que permite o acesso, pela internet, às informações meteorológicas e agrometeorológicas de diversos municípios brasileiros. Resultado de parceria entre diversas instituições nacionais, o Agritempo é um consórcio que organiza e administra um conjunto de mais de 1.300 estações meteorológicas espalhadas pelo País. Os usuários podem fazer consultas à base de dados, que geram boletins agrometeorológicos, mapas e gráficos.

Alice
O Repositório Acesso Livre à Informação Científica da Embrapa (Alice), serviço coordenado pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília), reúne, organiza, armazena, preserva e dissemina, na íntegra, informações científicas produzidas por pesquisadores da empresa e editadas em capítulos de livros, artigos em periódicos indexados, artigos em anais de congressos, teses e dissertações, notas técnicas etc.

Diagnose Virtual
É um sistema para diagnóstico remoto de doenças, que permite identificar doenças de milho, feijão e soja. Pela internet, o produtor pode registrar os sintomas detectados em sua cultura, respondendo questões colocadas pelo sistema, como em que parte da planta a doença se manifesta, qual é a cor e o formato da lesão etc. Dessa forma, é possível detectar o tipo de doença e as possíveis medidas de controle. O Diagnose Virtual também permite que os usuários entrem em contato com os fitopatologistas da Embrapa, por meio de correio eletrônico, chat, lista de discussão, entre outros.

Infoteca-e
A Infoteca-e - Informação Tecnológica em Agricultura é um serviço coordenado pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília), que reúne e permite acesso on-line ao acervo digital de informações sobre tecnologias produzidas pela empresa. Suas coleções são formadas por publicações editadas pela Embrapa, além de áudios e vídeos sobre as mais diversas áreas de atuação da instituição.

Invernada
O software Invernada é uma ferramenta para planejamento da produção de bovinos de corte, disponível para download na internet mediante o prévio preenchimento de um cadastro com dados básicos. A tecnologia destaca-se pela agregação de modelos matemáticos que permitem simular diversos cenários para o sistema de produção. Os recursos tecnológicos auxiliam nas estimativas de produtividade de pastagens, qualidade de forragem, pastejo seletivo, dinâmica de crescimento dos animais e otimização de dietas, entre outros.

Planeja
O objetivo do Planeja (Sistema de Suporte ao Planejamento Agrícola Municipal) é auxiliar o planejamento e acompanhamento de atividades agrícolas em cada município brasileiro, sendo possível o seu uso em áreas delimitadas fisiograficamente como estado e bacias hidrográficas. O sistema é usado para identificar o perfil agrícola dos municípios, suas atividades e tendências econômicas, a qualidade ambiental e as áreas que necessitam de investimento, como melhoria da malha viária para o escoamento da produção local.

Sabiia
O Sistema Aberto e Integrado de Informação em Agricultura (Sabiia) é uma ferramenta de busca de conteúdos resultantes da pesquisa científica em agricultura e áreas afins, em que o usuário define o assunto a ser pesquisado, seleciona os detalhes da pesquisa, o local onde deve ser feita, o período de publicação que mais interessa, o tipo de documento a ser pesquisado, o nome do autor e, ainda, o total de registros correspondentes a cada uma das categorias de busca. O serviço é coordenado pela Embrapa Informação Tecnológica e possibilita o acesso ao texto integral de milhares de publicações científicas disponíveis em diversas instituições nacionais e internacionais.

Sisla
O Sistema Interativo de Suporte ao Licenciamento Ambiental (Sisla) reúne um conjunto de informações espacializadas, disponíveis na internet e com acesso gratuito, para que consultores e empreendedores possam elaborar pedidos de licença ambiental. O Sisla é baseado na legislação nacional e estadual sobre ocupação e uso da terra, gerando mapas e relatórios sobre a situação de cada empreendimento cadastrado no sistema. O software foi gerado para a região do Mato Grosso do Sul, mas pode ser adaptado para qualquer estado ou região do Brasil.

TerraClass
O projeto TerraClass teve como objetivo realizar a qualificação, a partir de imagens orbitais, das áreas já desflorestadas da Amazônia Legal. Esta nova leitura resultou na elaboração de um mapa descrevendo a situação do uso e da cobertura da terra em 2008. Dentre os resultados obtidos, pode-se destacar que nos 719 mil quilômetros quadrados desflorestados até 2008, a cobertura de maior abrangência está associada às áreas de pastagem, com um total de aproximadamente 447 mil quilômetros quadrados. As áreas de agricultura anual totalizaram 35 mil quilômetros quadrados e as de vegetação secundária, 151 mil quilômetros quadrados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!