Curso de Arquitetura da Unifap apresentará projeto no Amazontech

Os acadêmicos do curso de arquitetura e urbanismo da Universidade Federal do Amapá (Unifap) irão apresentar, durante o Amazontech 2012, cinco projetos relacionados à construção de um complexo de percepção ambiental no município de Serra do Navio. Os trabalhos foram selecionados após mostra ocorrida no dia 31 de outubro na instituição. “Sustentabilidade e Meio Ambiente na Concepção de Projetos” foi o tema que conduziu o debate e as reflexões que emergiram no evento.

Para fornecer uma percepção visual do complexo, os acadêmicos irão utilizar maquetes para apresentar a ideia ao público do Amazontech. Critérios como criatividade e sustentabilidade e inovação foram alguns dos requisitos prévios para a seleção. Os projetos escolhidos serão utilizados pela equipe do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque (PNMT) que pretende executá-lo em Serra do Navio na construção de uma Escola Livre de Meio Ambiente (Elma).

A Elma será um espaço para trabalhar a educação ambiental na cidade de Serra do Navio. Serão atendidos os alunos da rede municipal de ensino e a população em geral. No Escola pretende-se desenvolve vários projetos envolvendo questões ambientais. A proposta vem amadurecendo desde 2010 e a expectativa é que no próximo ano inicie a fase de implantação das estruturas físicas.

A equipe gestora do PNMT possui apoiadores que irão colaborar financeiramente para a execução da obra. O valor ainda não foi estimado. Alguns itens que constam no projeto inicial ainda dependem de aprovação da equipe. A professora Cristiane Menezes relata que um dos principais desafios encontrados pelos estudantes foi criar projetos que não destoassem da obra arquitetônica proposta por Oswaldo Bratke, arquiteto brasileiro que projetou a vila de Serra do Navio para abrigar os trabalhadores da Indústria de Comércio e Minério (Icomi).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!