Presidente de uma associação de produtores da comunidade Campina Grande, município de Macapá, o agricultor Edson Costa deixou o evento animado com as técnicas que foram demonstradas. “Vou tentar aplicar a enxertia para diminuir o porte dos novos pés de cupuaçu que pretendo plantar”, afirmou.
O dia de campo se dividiu em três etapas. O pesquisador Rafael Alves, da Embrapa Amazônia Oriental, falou sobre a implantação de novos pomares de cupuaçu e recuperação daqueles infestados pela vassoura-de-bruxa por meio da substituição de copa. Nessa operação, a copa da planta é gradualmente trocada pelo enxerto de um clone resistente à doença. “Dessa forma o agricultor não precisa derrubar e recomeçar do zero”, explicou o pesquisador.
Já os conteúdos sobre o sistema de produção da frutífera, como período de plantio e práticas culturais, foram apresentados pelo pesquisador Raimundo Lopes Filho, da Unidade da Embrapa localizada em Macapá. Por fim, o pesquisador Nagib Melém, mostrou ao público do dia de campo a maneira correta de retirar do solo amostras para análise. Essa informação é fundamental para se conhecer a necessidade de nutrientes que o solo precisa.
Fonte: Vinicius Soares Braga
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário!