Beijus coloridos e pizzaiocas são destaques da cozinha experimental


Curiosos de várias idades, profissionais de diversas áreas e apaixonados pela culinária, especialmente por produtos feitos a base de mandioca, lotaram a palestra/oficina do pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária da Bahia (Embrapa/BA), Joselito da Silva Motta, realizada na Escola Sambódromo de Artes Populares R. Peixe, durante o Amazontech 2012.



A cozinha experimental montada para apresentar e desenvolver receitas da região amazônica fez sucesso e mostrou variedades como beijus e pizzaioca preparados com as frutas e hortaliças. O experimento dos beijus coloridos partiu do próprio pesquisador e já ganhou o mercado municipal de Cruz das Almas e foi incluído na merenda escolar da rede de ensino de Santo Antônio de Jesus, cidades do Recôncavo Baiano.

O palestrante da Embrapa/BA realiza pesquisa sobre a mandioca há mais de vinte anos e faz questão de frisar que o Amapá pode avançar muito mais no cultivo e comercialização. "O Estado de vocês é o berço da mandioca, com clima e solo apropriado, com técnicas apropriadas que a própria Embrapa do Amapá oferece. Os agricultores podem aprender mais formas de cultivo, que irão aumentar o seu índice de comercialização devido a qualidade do produto", afirmou.

Na ocasião da palestra, os ouvintes receberem orientações teóricas de como preparar o beiju, que é a mesma tapioca conhecida pelos nortistas. Além disso, foram para cozinha experimental colocar em prática o que aprenderam e puderam fazer o famoso beiju colorido e a pizzaioca, sob a coordenação do idealizador do projeto, Joselito Motta.

A estudante do segundo semestre de Nutrição, Elaine Silva e artesã Rosângela Costa foram unânimes ao relatar que a possibilidade de alimentos que as mesmas podem fazer com a mandioca é incrível. "Sairemos daqui com mais ideias, mais possibilidades de se trabalhar com uma matéria-prima que nós temos", declarou Rosângela.

Entenda o processo dos beijus coloridos

Os ingredientes para a fabricação dos beijus ou tapiocas tradicionais são a água (uma parte), a fécula, goma ou polvilho (duas partes em peso) e pitadas de sal, a seguir o produto é preparado em frigideira ou chapa quente. Os beijus são tradicionalmente brancos, porém, com a técnica do pesquisador Joselito da Silva Motta, os beijus ganham novas cores, cheiros, sabores e nutrientes, quando a água é substituída pela polpa de frutas ou extrato de hortaliças, deixando o produto colorido e mais nutritivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!